EnglishPortugueseSpanish
Fone: (11) 3059-2090 comercial@abioptica.com.br Av. Dr. Chucri Zaidan, 296 ,23º andar, São Paulo - SP, Brasil - 04583-110
Sem Título 1

A Importância dos óculos para a sociedade

A invenção dos óculos é considerada um importante passo na história da humanidade: sendo responsável pela inclusão de pessoas que anteriormente não eram capazes de realizar atividades cotidianas como estudar e trabalhar devido aos problemas de visão.

Os  óculos de grau além de corrigir a visão, incluem as pessoas ativamente na sociedade, previnem acidentes e ajudam a garantir saúde e segurança. Os  óculos de proteção solar filtram os raios UV protegendo os olhos dos usuários de doenças visuais muitas vezes irreversíveis.

Pensando nesses fatores podemos constatar nos principais dados da recente pesquisa realizada pela Abióptica que demonstra, na visão dos usuários de óculos, a sua importância para o dia a dia.

Os óculos de Grau

Os óculos de grau servem para corrigir erros de refração ,melhorar a qualidade de vida e integração do usuário com o ambiente. No Brasil existem aproximadamente 100 milhões de pessoas que necessitam de algum tipo de correção visual, mas de acordo com o IBGE, apenas 36,5 milhões de pessoas usam óculos. De acordo com a pesquisa da Abióptica com usuários de óculos de grau, mais de 70% consideram os óculos muito importantes para seu dia a dia.

 

63,6% dos usuários usam seus óculos o tempo todo, pois os mesmos são imprescindíveis para todas as suas atividades cotidianas, veja:

O número de pessoas que utilizam óculos em tempo integral é alto, porém diferente dos óculos de proteção solar, que por algumas vezes são utilizados como recurso de beleza, os óculos de correção são utilizados por indicação médica e necessários as atividades cotidianas.

Os óculos de Sol

Além do recurso de beleza e estética, os óculos de proteção solar também têm grande importância na saúde ocular. Eles protegem contra os raios ultravioleta muito nocivos a visão.

Felizmente seja por finalidade de saúde ou beleza, 80,2% dos entrevistados consideram os óculos de proteção solar como “importante”.

Outro ponto positivo demonstrado na pesquisa  é referente ao uso diário dos óculos de proteção solar, onde os entrevistados perguntados sobre com qual frequência utilizam, e as respostas foram as seguintes:

 

A Importância dos óculos para os entrevistados

Dentre os entrevistados apenas 9,1% não usam óculos de proteção solar, mas a grande maioria 70,3% utilizam com frequência ou alguma frequência.

Porém a importância dos óculos muitas vezes é sobreposta por outros fatores como o acesso e preço, pois mesmo sendo considerado o item mais importante entre os entrevistados, quando a pergunta foi sobre qual entre os itens de uso cotidiano o entrevistado possui em maior quantidade, os óculos se tornam o item de menor consumo.

 

A baixa taxa de compra de óculos em relação a outros itens de uso cotidiano pode se dar por aspectos simples como preços, ofertas, custo-benefício e demanda, ou pela dificuldade no acesso a receita oftalmológica pois, sem ela não se pode confeccionar os óculos no Brasil.

Preço e Oferta como fatores determinantes

Outro dado importante que obtido através da pesquisa foi a quantidade de óculos que os usuários possuem, veja no gráfico abaixo:

 

Para os entrevistados o preço e a falta de ofertas ou promoções é um ponto que limita a compra de novos óculos. Levando em conta que uma das perguntas foi sobre o que faria o entrevistado ter ao menos um óculos de proteção solar, o resultado de 41,04% foi “preços mais acessíveis” e 15,6% foi “oferecer mais descontos e cupons” como as principais razões para comprar um novo óculos de proteção solar.

O preço como fator determinante de compra ou troca dos óculos fica claro quando os motivos mais citados na pesquisa de o que impede de ter vários óculos diferentes são: Preço, Falta de Descontos ou Promoções e Ofertas Adequadas.

Para completar o tópico de preços como fator determinante, foi perguntado aos entrevistados quanto eles estariam dispostos a pagar em um óculos hoje e as respostas foram as seguintes:

Marcas e Uso

Para reforçar as questões citadas acima sobre como o preço e ofertas influenciam na aquisição dos  óculos, 73,9% dos entrevistados não se identificam com nenhuma marca específica e 72,1% dizem utilizar o mesmo óculos de grau para o trabalho e para lazer.

Quando perguntados sobre marcas o que foi possível detectar como fatores determinantes são: Modelos, Qualidade,  Preço,  Estilo e Design.

Panorama da Pesquisa

Com os dados apresentados na pesquisa e demonstrados neste artigo fica claro que os óculos são vistos com grande importância pelas pessoas, seja por saúde ou beleza e a grande maioria dos entrevistados tem consciência da série de benefícios na utilização dos óculos. No entanto, fica a questão:

Por que mesmo sendo considerado muito importante os entrevistados possuem o item em menor quantidade?

A resposta pode estar relacionada as diversas questões que passam por preço, ofertas, acesso a receita oftálmica ou até aos hábitos de consumo dos usuários de óculos.

Para saber mais sobre a pesquisa ou outras informações entre em contato com a Abióptica pelo e-mail comercial@abioptica.com.br ou pelo telefone (11)3059-2090.

 

 

Buscar