Moda, Tecnologia E Saúde

Por que os Óculos atuais são sinônimo de Moda, Tecnologia e Saúde?

Por que os Óculos atuais são sinônimo de Moda, Tecnologia e Saúde?

Saiba neste artigo porque os óculos atuais são sinônimo de Moda, Tecnologia e Saúde. Produzir este acessório tão usado atualmente, exige pesquisa, estudos e conhecimento nas áreas de óptica, design, moda,  tecnologia, além das áreas da saúde e oftalmológica, é claro.

A indústria óptica, reúne um conjunto de saberes,  para que o produto final mais popular,  possa gerar, acima de tudo, bem estar físico, mental e emocional aos seus usuários.

Segundo pesquisas da Abióptica, a invenção dos óculos é considerada um importante passo na história da humanidade, por ser responsável pela inclusão de pessoas que anteriormente não eram capazes de realizar atividades cotidianas como estudar e trabalhar devido aos problemas de visão.

De acordo com os especialistas, os óculos são a quinta invenção mais importante desde que a humanidade descobriu o fogo e inventou a roda. O motivo: pela primeira vez na história, milhões de pessoas com problemas de visão passaram a ver com clareza e foco. Você pode ter banalizado a importância dos óculos, hoje, mas o fato é que, por muitos séculos, simplesmente não havia nenhuma solução para pessoas que não tinham olhos e uma visão naturalmente perfeita. Se você tivesse miopia ou hipermetropia, por exemplo, você dependia de alguém para te ajudar a fazer quase tudo que dependesse de uma visão nítida.  Os primeiros óculos surgiram comprovadamente no século XIII, mas o desenvolvimento dos óculos modernos que conhecemos, hoje, demandou muito tempo. O processo exigiu muita experimentação, e muitos tipos de óculos surgiram e desapareceram.

A transformação do mundo pelos óculos atuais começou com a descoberta de matérias primas e a flexibilidade delas. Plástico, metais e afins permitiram a estilização dos óculos para deixá-los mais leves e bonitos. Trouxeram também mais qualidade e resistência. Essas mudanças no design e na tecnologia, tiraram os óculos das prateleiras e da categoria “uso medicinal” para colocá-los nas passarelas da moda. Com isso as pessoas passaram a combinar óculos com roupa, cabelo e bolsas.

Ou seja, a imagem do adolescente esquisitão,  magro, cabelo curto, tímido, que usava óculos quadradões está sendo totalmente desconstruída. O jogo virou.  Personagens como “ Bete, a feia “ Chiquinha do Chaves e outros tantos que, para ficarem bonitos no final da história, precisavam tirar os óculos ainda existem, mas não precisariam existir  se os figurinistas trocassem os modelos ultrapassados e fora de moda que eles sempre usam, por exemplares dos óculos atuais das grifes e dos grandes fabricantes que têm em seu portfólio de produtos óculos de grifes consagradas como Channel e Salvatore Ferragamo, às badaladas e fashionistas como Balmain, além das esportivas e descoladas como Nike, Puma, Converse e Havaianas… e por aí vai.

 

Personagens como “ Bete, a feia” precisavam tirar os óculos para ficarem
“bonitos” no final da história.

 

Não existe mais aquela ideia do “oclinho na ponta do nariz da vovó”.  Os  óculos redondos, por exemplo, hoje vêm em todas as cores, tamanhos e modelos, tornando-se um ícone da moda.

Hoje você pode, e deve ter, um par de óculos para cada ocasião, seja na prática de esportes, uma reunião importante, aquele do dia a dia, não esquecendo aqueles das férias…

Os artistas e a mídia também influenciaram no uso de óculos. John Lennon com seu clássico modelo redondo e Tom Cruise com o Aviador.

No Brasil, muitos artistas também são lembrados pelo uso de seus óculos, alguns mais exóticos e outros mais tradicionais, como Marília Gabriela, Jô Soares, Seu Jorge entre outros.

ÓCULOS JOHN LENNON. Os artistas e a mídia também influenciaram no uso de óculos.
John Lennon com seu clássico modelo redondo e Tom Cruise com o Aviador.

 

E porque óculos atuais também são sinônimo de tecnologia?

A leveza de materiais como titânio e beta titânio, grilamid, politech deixam as armações com peso de até 4g.

Mas quando falamos de tecnologia, também temos a parte estética e  ergonômica, o encaixe perfeito no nasal e tamanhos que permitem conforto às têmporas sem deixá-las marcadas pelo uso constante.

Já nos óculos esportivos temos as curvas corrigidas, sistema de respiração e antiembaçante, leveza, resistência a impacto e quebra.

As lentes são um capítulo à parte, pois elas foram evoluindo e  permitindo melhorar o ganho de espessura que foi um dos poucos diferenciais junto ao campo de visão no caso do multifocal durante muito tempo,

Além da qualidade visual e correção do grau hoje podemos ter também variedades de tratamentos que potencializam sua qualidade ainda mais, como anti-risco, anti-reflexo, filtragem de luz azul, variedade de cores com proteção UVA e UVB, fotossensibilidade, proteção antivírus e até controle do avanço da miopia.

As lentes digitais e personalizadas já são uma realidade já a alguns anos, diminuindo as distorções periféricas, possibilitando as curvas mais suaves e com desenhos de campo visual de acordo com a sua necessidade diária.

Os fabricantes vêm desenvolvendo, a cada ano, lentes que possibilitam mais conforto, melhor adaptação, proteção e qualidade visual de alta tecnologia.

 

 

Este artigo foi produzido pelo consultor, professor e produtor de conteúdo especializado  para o segmento óptico Sérgio Alex Pereira (@serjaooptico)

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Sobre Abióptica

A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.

Fonte: Coluna Serjão Óptico (Blog Visão para o Fututo)

 

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