Fiscalização Contra Limpa Lentes Clandestinos

Fiscalização contra limpa lentes clandestinos atua no Sul, Sudeste e Nordeste

Fiscalização contra limpa lentes clandestinos atua no Sul, Sudeste e Nordeste

A fiscalização municipal e estadual em algumas das maiores cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste localizaram, identificaram e recolheram limpa lentes clandestinos. A ação aconteceu no início de novembro. “O comércio de produtos ilegais é prejudicial à atividade comercial séria e as marcas que zelam pelo cumprimento de todas as normas oficiais”, afirma Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica, que completa: “A fiscalização é realizada em todo o País e os casos mais recentes ocorreram nessas regiões.”

Os produtos estavam sendo comercializados sem a devida notificação à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, portanto, são considerados clandestinos pela entidade. Dessa forma, sua venda é ilegal e deve ser combatida.

A Abióptica atua junto aos órgãos de vigilância sanitária dos municípios e estados responsáveis pela fiscalização dos limpa lentes. “Existem distribuidores e fabricantes que comercializam a solução sem notificação e ainda o fazem com private label, isto é, colocando a marca da ótica, mas estes rótulos de marca própria também devem ser notificados à Anvisa”, esclarece a executiva.

O registro de saneantes, o nome técnico do limpa lentes, é o AFE – Certificado de Autorização de Funcionamento e ele é obrigatório. O portal da Abióptica dispõe de um passo e passo para a obtenção do AFE.

Os saneantes utilizados no setor óptico são substâncias destinadas à higienização de lentes dos óculos. No portal da entidade há a versão para download do Manual do Usuário Peticionamento Eletrônico de Saneantes.

A rotulagem adequada dos produtos saneantes é fundamental para garantir a proteção da saúde pública e a segurança dos consumidores. A Anvisa estabelece diretrizes detalhadas sobre as informações que devem constar nos rótulos desses produtos, a fim de fornecer orientações claras e precisas aos usuários. “As informações são públicas e todo lojista deve estar atento a elas para ajudar a combater a venda de produtos clandestinos”, conclui Ambra.

A Abióptica possui serviço exclusivo para associados, de esclarecimento e orientação para dúvidas técnicas. O acesso é pelo e-mail [email protected].

Mais informações entrar em contato com [email protected] e aplique para ser um associado.

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 170 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também:

Desenvolvimento rima com energia limpa

 

Buscar