Selo de Qualidade Técnica para ópticas é lançado no Paraná como um benefício para a população e para o mercado de saúde visual

Iniciativa do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Paraná e do SINDIÓPTICA/PR auxilia os consumidores na busca de bons serviços, qualifica o trabalho dos profissionais da área e promove a percepção de que as óticas são estabelecimentos de saúde Os paranaenses que necessitam de óculos e o mercado de óticas do estado vão contar com um benefício na busca pela qualidade em lentes para correção visual. O Conselho Regional de Óptica e Optometria do Paraná – CROO/PR e o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná – SINDIÓPTICA/PR lançarão um Selo de Qualidade Técnica, que será conferido aos estabelecimentos que cumprirem com as exigências da categoria para oferecer produtos de qualidade e apropriados para a saúde dos olhos. “A visão é o mais importante dos sentidos humanos, merece ser tratada com respeito e cuidado. A ideia do selo nasceu da necessidade de sinalizar, tanto para o consumidor, quanto para o próprio setor óptico, que estabelecimentos trabalham de acordo com os critérios técnicos e éticos exigidos para o setor”, explica Franklin Kerber, vice-presidente do CROO/PR e optometrista. O selo será concedido a estabelecimentos que contam com profissionais ópticos aptos para garantir: a interpretação correta da prescrição, armações adequadas para o rosto, medidas para uma perfeita adaptação dos óculos e as melhores lentes. O lançamento do selo está marcado para 1º de outubro (sexta-feira) às 19h, no Senac Centro (Curitiba/PR), em um evento para convidados. Na ocasião, será realizado um coffee break seguido de uma apresentação, que contará com cinco profissionais envolvidos na iniciativa: Reginaldo Alberto Pereira (bacharel em optometria e pós-graduado em ortóptica e reabilitação visual), Carlos Eduardo Scarpim Winnikes (bacharel em optometria), Arlindo Mitsuo Tsumanuma, (técnico óptico e optometria), Fabio Prestes Barbosa Meger (assessor jurídico do CROO/PR) e José Alberto Pereira (presidente do SINDIÓPTICA/PR). Esta ação conjunta entre os representantes dos profissionais técnicos em óptica e dos comércios varejistas de artigos ópticos visa valorizar aqueles que trabalham de forma adequada, bem como dar visibilidade aos consumidores sobre a importância de escolher bem os estabelecimentos em que irão adquirir suas lentes. “O selo é ao mesmo tempo uma forma de certificar as boas práticas do estabelecimento óptico, e um compromisso de que a óptica aplica com rigor critérios técnicos e éticos estabelecidos por lei e pelo código de ética profissional do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria. Para o consumidor, é a garantia de receber o melhor para suas necessidades de saúde visual. Para o profissional de óptica, a segurança de uma concorrência leal, balizada nas melhores práticas”, aponta Franklin Kerber. Óticas precisam ser encaradas como lojas de saúde Não existe hoje a percepção de que uma óptica seja uma casa de saúde, tanto quanto uma farmácia. No entanto, esta é uma visão que precisa ser mudada, e a criação do Selo de Qualidade Técnica pode contribuir com essa mudança. “De fato não há como negar que a escolha dos óculos, das armações, têm um grande impacto sobre a imagem pessoal, e estes são sim itens de moda. Porém, o propósito principal desses itens não pode ser ignorado. Óculos bem adaptados, lentes produzidas com material de qualidade, construídas com precisão, são essenciais para um bom desempenho no trabalho, nos estudos, e na vida em geral. Especialmente em tempos onde tanto da visão tem sido exigido. Boa parte de nós passa horas a frente de uma tela, dependemos cada vez mais de nossa capacidade de enxergar bem e com conforto. Então é preciso encarar a óptica como estabelecimento de saúde, e que a escolha adequada das lentes, dos óculos, é uma responsabilidade compartilhada entre o óptico e o cliente, aliando um excelente design com perfeição técnica que o sentido da visão merece”, afirma Franklin Kerber. Sobre o CROO/PR Com sede em Curitiba, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Paraná – CROO/PR é uma associação privada que representa no estado os técnicos em óptica (responsáveis pelos estabelecimentos que comercializam lentes e óculos) e os optometristas, que são profissionais da área da saúde visual que trabalham na atenção primária com prevenção de disfunções oculares e correção de erros refrativos, além de atuarem em terapia visual e adaptação de lentes de contato. O CROO/PR tem entre seus objetivos lutar pela regulamentação do exercício do profissional optometrista, esclarecer para a sociedade questões que envolvem o desenvolvimento da saúde visual da população paranaense, e também fazer propostas de readequação e reorganização dos atendimentos em saúde ocular. Serviço: Lançamento do Selo de Qualidade Técnica CROO/PR e SINDIÓPTICA/PR Local: Senac Centro (Rua André de Barros, 750, 10º Andar – Curitiba/PR) Data e horário: 1º de outubro (sexta-feira) às 19h Entrada para convidados   Fonte: Lide Multimídia

Serviço de Assessoria Jurídico-Empresarial Exclusiva para os Associados Abióptica – Parceira com a TAG BRAZIL

Lembramos a todos os nossos associados dos benefícios dos serviços de orientação jurídica da TAG Brazil, por meio de um canal de comunicação direto por e-mail, call ou web conferência, para o esclarecimento de dúvidas do cotidiano empresarial. Os serviços jurídicos já estão disponíveis aos associados e para utilizá-lo basta preencher o formulário clicando no link abaixo: Formulário jurídico   Contato: [email protected]  Tel. TAG Brazil: 011 3051-5157 JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Caito Maia: “Nenhuma faculdade me ensinou tanto quanto a pandemia”

Em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo, o fundador da Chilli Beans, fala do medo de o negócio acabar e das inovações implementadas nos últimos meses Fundada há 25 anos, a Chilli Beans, maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina, registra crescimento de 10% nas lojas físicas e de 134% na internet na comparação com 2019, período pré-pandemia. Do ano passado para cá, a empresa criou vitrines 3D, aumentou a aposta em óculos de grau e transformou as páginas de Instagram dos franqueados em e-commerces. A inovação faz parte do DNA da marca e essas iniciativas foram implementadas com rapidez – o que não quer dizer que a covid-19 não tenha deixado o fundador, Caito Maia, muito preocupado. “Cheguei a achar que ia perder tudo o que eu tinha construído na minha vida”, conta ele em entrevista exclusiva à plataforma Mercado&Consumo. Apesar do susto, Caito Maia, apresentador do programa de TV sobre empreendedorismo “Shark Tank Brasil”, dono da empresa que já foi case de estudo na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, três vezes, está otimista. “As pessoas têm de ficar espertas porque oportunidade é que não vai acabar, não vai faltar.” Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista concedida por ele ao portal. Mercado&Consumo: Uma das inovações da Chilli Beans foi, desde o começo, permitir a experimentação de produtos nos quiosques e lojas, criar um tipo de self-service de óculos para os clientes. Veio uma pandemia e essas lojas e quiosques ficaram fechados por um bom tempo. O que vocês fizeram para continuar oferecendo uma experiência diferente para o consumidor? Caito Maia: Eu fiz faculdade de música, o Mercado Mundo Mix [feira alternativa na qual a marca surgiu] me ensinou muito, mas nenhuma faculdade me ensinou tanto quanto uma chamada “pandemia”. A gente teve de se formar em dois meses nessa faculdade. Era questão de sobrevivência. Em março do ano passado – até lembro da data, dia 17 de março -, o mundo parou: 917 lojas fechadas assim, de maneira brusca. Eu cheguei a achar que ia perder tudo o que eu tinha construído na minha vida, nos últimos 25 anos. Só que a gente é resiliente, a gente é brasileiro, a gente não sossega. Hoje a Chilli Beans está crescendo 10% em loja física, na comparação com 2019, e o site da Chilli Beans está crescendo 134%. Ou seja, tanto o offline quanto o online cresceram e se fomentaram. A gente fez algumas coisas que foram determinantes para chegar lá. Na hora em que todas as lojas são fechadas, o único oxigênio que você tem é um site. Que representava 5% da minha venda e hoje representa 18%. A gente começou a jogar muita tecnologia e energia, no meio da guerra, com tudo fechado, com tudo parado, para colocar ferramentas no site da Chilli Beans para que ele ficasse melhor. As pessoas estavam em casa e tinham medo de comprar óculos escuros porque elas experimentavam. A gente inventou uma vitrine 3D. Na hora em que você clica nos óculos de que gostou, eles já aparecem no seu rosto, em movimento, na sua tela, e você pode ver tamanho, proporção, se combina com a cor cabelo ou da pele, para decidir se vai comprar ou não. Outra coisa é que eu não vendo óculos escuros, eu vendo história. Tudo o que a gente lança tem historia por trás. A gente colocou, nos óculos que começaram a ser lançados a partir do ano passado, um vídeo de 10 segundos contando a historia e o design deles. Resumindo: os óculos e relógios que têm o vídeo e que têm vitrine 3D vendem 48% mais do que os outros. O site da Chilli Beans cresceu 600% durante esse momento em que estava tudo fechado. E a gente foi muito acima da média. Agora vamos falar de loja física. As lojas começaram a abrir bem devagarzinho. Em julho do ano passado, começaram as lojas de rua. Eu tinha na época 72 lojas, de 900, que estavam abertas, e aquilo para mim era uma conquista. Aconteceu um fenômeno. Antes da pandemia, a gente vendia vendia 20% de óculos de grau nas lojas da Chilli Beans e 80% de óculos escuros. Quando as lojas começaram a abrir, ficou 50% e 50%. As pessoas estavam precisando, estavam com necessidade de usar óculos de grau. A gente duplicou a displayagem, e não sei de onde eu tirei estoque para isso, nas lojas do Brasil inteiro, nos quiosques, de óculos de grau. A gente fez uma campanha em rede nacional com a Isis Valverde, um call to action mesmo, “venha na Chilli Beans comprar seus óculos de grau”. E a gente cresceu o que a gente cresceu. Nos últimos dois anos e daqui para a frente, se você não tiver jogo de cintura e não agir rápido, sem medo, você morre. Da mesma maneira que a gente teve esses números de crescimento, para empresas incríveis brasileiras que não se mexeram as coisas não andaram e infelizmente não terminou bem. A medicina se antecipou dez anos por causa de tudo. O varejo também. Não sei se dez, mas pelo menos cinco anos a gente evoluiu com a pandemia pela necessidade da sobrevivência. “Nos últimos dois anos e daqui para a frente, se você não tiver jogo de cintura e não agir rápido, sem medo, você morre.” M&C: Alguns varejistas estavam menos preparados, outros estavam mais, tiraram planos da gaveta. Essas inovações da Chilli Beans estavam nos planos? CM: A gente já tinha uma força online muito grande. Mas teve uma coisa que a gente fez e está cada vez mais se fortalecendo – hoje já representa 10% da minha venda e isso só tende a crescer porque é questão educação, de tempo para franqueado usar essa ferramenta. A gente, há 12 anos, liberou para todos os franqueados terem páginas nas redes sociais. As páginas do Instagram a gente brinca que têm sotaque. Eles se comunicam com as pessoas ao redor deles e faz muito mais sentido do que uma matriz, grande, comunicando. São 798 paginas no

A Abióptica apoia a terceira edição da Semana Brasil 2021

Campanha tem a coordenação do IDV e o apoio da Abióptica e diversas entidades A terceira edição da Semana Brasil acontecerá de 3 a 13 de setembro com o objetivo de unir o poder público e a iniciativa privada para movimentar a economia, gerar oportunidades para quem produz e para quem consome e, principalmente, aumentar o sentimento de brasilidade. A edição deste ano tem tudo para ser maior do que as anteriores, e os varejistas devem levar em conta que os consumidores estão mais pragmáticos, realizando compras com mais consciência. Coordenada pelo IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, ACSP – Associação Comercial de São Paulo e SECOM – Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, a Semana Brasil tem o apoio de diversas entidades e unirá todos os setores econômicos e concorrentes, levando vantagens reais aos consumidores para estimular o consumo. Todo o varejo se uniu, por meio de suas entidades, para realizar o evento deste ano, amplificando o seu alcance e dando condições para que pequenas e médias empresas também possam se engajar e tirar proveito desta retomada. A crise ocasionada pela pandemia da covid-19 gerou enorme impacto em todos os setores da economia brasileira, e fatores econômicos e sociais modificaram profundamente a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional. “As pessoas estão mobilizadas para salvar negócios e empregos, alguns indicadores têm mostrado uma reação da economia e há uma demanda reprimida”, explica Marcelo Silva, presidente do IDV. Nas duas edições anteriores houve o engajamento de todos os setores do varejo, comércio e serviços, e os consumidores tiveram benefícios reais. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”, comenta Marcelo Silva. Para participar da campanha acesse o link: https://www.gov.br/semanabrasil/ Sobre o IDV O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 75 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal. Empresas associadas ao IDV: AleSat, Americanas S.A., Arezzo, Avon, Beleza na Web, Bio Ritmo Academia, Bob´s, C&A, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Caedu, Calvin Klein, Carrefour, Casas Pedro, Cencosud, Centauro, CSD (Companhia Sulamericana de Distribuição), Cia. Hering, Cybelar, Dafiti, Decathlon, DPaschoal, Drogaria DPSP, Estée Lauder, Ferreira Costa, Gouvêa Ecosystem, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Grupo Avenida, Grupo Big, Grupo Boticário, Grupo Soma, Habib´s, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompéia, Lojas Renner, Lyon, Magazine Luiza, Marisa, Marisol, McDonald´s, Movida, Mundo do Cabeleireiro, Netshoes, Novo Mundo, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Panvel Farmácias, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero, Ráscal, RD (Raia Drogasil), Reserva, Restoque, Ri Happy, Riachuelo, Roldão, Saraiva, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Varejo, Via Veneto – Brooksfield, Vivara e Zara. Informações para a imprensa: Agosto/2021 Fonte Assessoria de Imprensa Tel.: (11) 3014-3090 / (16) 2111-7200 / (16) 98118-9333 www.fonte.com.br www.twitter.com/fonte Ricardo Carvalho – [email protected] – (16) 98132-2122 Paulo Viarti – [email protected]

Martinato, 109 anos de atuação

Pioneiros do mercado óptico no Brasil, a Martinato nunca ficou parada no tempo. Desde sua fundação, em 1912, a Martinato continua seguindo em frente, procurando oferecer ao mercado o que há de melhor em equipamentos, acessórios e tecnologia para o segmento, buscando cada vez mais conhecimento e qualidade em seus produtos e atendimento personalizado. Pioneiros do mercado óptico no Brasil, a Martinato nunca ficou parada no tempo. Mesmo com tamanha idade, procura sempre olhar para o futuro, trazendo como base os pilares de tudo que já vivenciou, das mudanças que realizou e da história que criou. Em toda sua história e momentos marcantes nestes 109 anos, a Martinato agradece a todos os amigos, colaboradores, profissionais e clientes, por colocarem em primeiro lugar sua missão: a visão com qualidade para todos! Assim, celebramos junto com a Martinato, seus 109 anos com orgulho, alegria e gratos por também fazermos parte desta história construindo um futuro melhor para todos.   Guerino Martinato Tailândia – Projeto Social Sr. Aldo Martinato Fonte: Martinato

Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia

Total de pessoas míopes chega a 2,6 bilhões em todo o mundo Sete em cada dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Outros três em cada dez não constataram esse problema entre pacientes. A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. O estudo foi realizado em abril e junho deste ano. Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia, 6% apontaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%. Dos profissionais ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia. Outros 22% entenderam que esse fator pode influenciar, mas apenas com uso de tablets e celulares. Apenas um pequeno percentual não viu relação entre os dois fenômenos. Celular, televisão e videogames Quase todos os profissionais ouvidos (98,6%) disseram que a redução do tempo gasto em telas (como celular, televisão e videogames) pode ajudar no caso de crianças míopes. Seis em cada dez entrevistados defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o tema. A SBP orienta que seja evitada a exposição de menores de dois anos a telas, mesmo que passivamente. Para crianças entre dois e cinco anos, o limite deve ser de uma hora de tela, com supervisão. Para a faixa entre seis e dez anos, o tempo não deve ser superior a duas horas, também com supervisão. Também quase a totalidade dos médicos consultados (96,3%) respondeu que considera o aumento de atividades fora de casa como um fator que pode contribuir para reduzir os graus de miopia em crianças. Já quanto ao tempo ideal em atividades externas, os entrevistados se dividiram, com a maioria (43,2%) indicando pelo menos duas horas por dia, 31% considerando pelo menos uma hora diária adequada e 10% recomendando pelo menos quatro horas por dia. O que é a miopia Miopia é o nome dado a um erro de refração, quando a imagem se forma antes da retina. Ela causa uma visão embaçada, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas com essa condição no Brasil, mais de 25% da população. Em todo o mundo, o número de pessoas com miopia chega a 2,6 bilhões. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Parceria Abióptica e Latam Retail Show disponibiliza desconto para o setor óptico

A Abióptica mais uma vez em parceria com a Latam Retail Show vai disponibilizar um código de desconto para o setor óptico! Todos do ramo óptico poderão assistir as palestras, debates e estudos e ficar por dentro das novas tendências, comportamento de consumo, tecnologias e muito mais. O código para o mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina é “ass-0005”, adicione na hora da compra e ganhe o desconto. Evento 100% virtual promovido pela Gouvêa Ecosystem acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, e reúne líderes varejistas da América Latina e do mundo para debater o impacto das novas tendências do consumo no pós-pandemia. E o tema para essa edição é “O consumo e o varejo na sociedade 5.0”. O conceito de Sociedade 5.0, por definição, é uma síntese da integração de recursos tecnológicos à vida humana, com o objetivo de trazer bem-estar e potencializar a sociedade e indivíduos em todas as esferas sociais. Nesse cerne, estão os conhecidos princípios de inclusão, sustentabilidade e humanização da tecnologia, bem como a busca incessante pelo equilíbrio e qualidade de vida. A pandemia do coronavírus antecipou esse conceito, antes previsto para o futuro, transformando a forma como os consumidores se relacionam com as empresas e potencializando o uso de tecnologia. Temas como a Internet das Coisas, a Realidade Aumentada, a Inteligência Artificial, o marketing preditivo e as novas experiências dos consumidores nas lojas físicas passaram a ser tratados com importância no Brasil e no mundo. Para entender o que mudou e as tendências para os próximos anos, no período de 14 a 16 de setembro, ocorre o Latam Retail Show 2021, o mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina. A expectativa é reunir líderes de diversos segmentos para compartilhar com o público suas experiências e debater as transformações que as novas tecnologias podem gerar nos negócios, além das novas tendências do consumo no pós-pandemia. Ao todo serão mais de 80 horas de conteúdo e cerca de 250 especialistas convidados do Brasil e do mundo. Entre eles Ana Luiza Mclaren (Co-Fundadora do Enjoei), Ana Szasz (Head de E-commerce do Rappi), Paula Andrade (Vice-Presidente de Varejo da Natura & Co América Latina), Paulo Camargo (CEO do McDonald’s) e Paulo Correa JR. (CEO da C&A Brasil). Os participantes vão poder acompanhar tudo a partir de cinco salas simultâneas, divididas por eixos temáticos, além de uma expo virtual. O evento ainda agregará fóruns convergentes para debater temas relevantes no segmento, se tornando o maior programa já elaborado em um evento do gênero. É o caso do 1º Latam Business Ecosystem Summit, com uma pauta ampla de temas envolvendo conhecimento e estudo de casos relacionados a esse conceito. O fórum marcará o lançamento do livro “Ecossistemas de Negócios Made in Brazil”. O Latam Retail Show também receberá o Matching Brasil-China – 1º Encontro Brasil-China para Desenvolvimento do Varejo e Consumo, em edição aberta e gratuita com inscrição prévia, mostrando as experiências e aprendizados de empresas brasileiras desses setores na China e, da mesma forma, das empresas chinesas no Brasil. Outras programações gratuitas previstas são do Instituto Foodservice Brasil (IFB), que promoverá um encontro focado em transformação digital do setor, e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que trará uma manhã de práticas bem-sucedidas de ESG (em inglês, Environmental, Social and Governance) no Brasil. Por fim, será apresentado e entregue aos participantes o resultado da pesquisa Consumo 5.0, feita com um recorte especial em 6 países da América Latina para demonstrar a relevância do conceito no comportamento dos clientes e as tendências do segmento no pós-pandemia, cada vez mais voltadas para os arquétipos da responsabilidade social. Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 850 horas de conteúdo, 1.000 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos. Mais informações site: https://latamretailshow.com.br/ Organizador- Gouvêa Ecosystem A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países. Mais informações para a imprensa Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa) (21) 99968-2771 [email protected] www.gouveaecosystem.com

EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DO PIS E DA COFINS

Nova Exigência da Receita Federal do Brasil – RFB    Conforme escrevemos no ASPR EM DIA nº 07 de 14 de maio de 2021, o STF definiu que o ICMS deve ser efetivamente excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS; ganho para os contribuintes. É verdade que apesar de restringir o período de crédito, para quem não tinham ingressado com ação judicial,  a possibilidade de buscar os créditos retroativos até 16 de março 2017, pode ser praticada por quem tenha esse direito. Porém no último dia 18 de junho, a RFB publicou a versão 1.35 da EFD Contribuições e nela se evidencia como devem ser apresentadas as informações em decorrência desta exclusão. Se faz necessário informar dentro dos registros dos blocos C e D, a exclusão do ICMS. O manual é explícito ao dizer que a RFB não aceitará ajustes nas declarações. SAIBA MAIS Leonardo Sabadim ASPR – Sua Companhia de Gestão

Covid-19 é doença do trabalho?

A Abióptica busca manter seus associados atualizados com relação as novas exigências legais e trabalhistas no tocante ao Covid – 19 doença ocupacional. A entidade elaborou um esclarecimento jurídico que visa esclarecer e reforçar a necessidade de manter os cuidados a fim de evitar dificuldades trabalhistas e manter a empresa segura. Vale lembrar a importância dos protocolos que são determinantes na avaliação judicial com relação a reclamação trabalhista. Já existem decisões favoráveis e também desfavoráveis às empresas, dependendo basicamente do grau de conformidade em relação aos protocolos, vejam: https://www.migalhas.com.br/quentes/346621/morte-de-porteiro-por-covid-nao-e-acidente-de-trabalho-decide-juiza https://www.conjur.com.br/2021-abr-19/juiz-reconhece-morte-causada-covid-acidente-trabalho Caso queira saber mais sobre o esclarecimento e manter seus funcionários e sua empresa seguros entre em contato com [email protected]

COVID-19 deixa sequelas nos olhos

Alterações incluem flutuação na refração, catarata e retinopatia. Entenda. Quem se recupera da COVID-19 pode ficar com sequelas que vão de trauma psicológico até doenças nos olhos. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier e membro titular do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) é comum o tratamento deixa marcas na visão. Isso porque, casos moderados e graves recebem alta dose de corticosteroides para combater a inflamação vascular sistêmica. Este tratamento leva a um distúrbio metabólico que afeta inclusive os olhos.  Uma evidência deste distúrbio, comenta, é a flutuação da refração. Vários médicos do hospital estão atendendo pacientes com queixa de piora na acuidade visual, mas o exame de refração nem sempre aponta mudança no grau dos óculos. Recentemente, comenta, atendi uma paciente com alta miopia que apresentou alteração na retina com a tela de Amsler, mas na OCT (Tomografia de Coerência Óptica) estava normal.  A única forma de administrar este problema é com acompanhamento médico e a repetição de exames para que possamos prevenir danos maiores à visão.  Queiroz Neto diz que as consequências da covid-19 na saúde ainda não estão completamente esclarecidas em nenhum lugar do mundo. Todas as especialidades estão fazendo pesquisas contínuas para manter a saúde dos sobreviventes. Por isso, nunca os exames oftalmológicos periódicos foram tão importantes. Catarata Queiroz Neto ressalta que em algumas pessoas a visão embaçada após a covid-19 indica mais do que uma piora da visão. Pode sinalizar catarata. A doença opacifica o cristalino, lente interna do olho, pela toxidade do corticosteroide e pode surgir em qualquer idade quando está relacionada ao medicamento. Diferente da senil esta catarata é do tipo subcapsular, ou seja, se forma na parte posterior do cristalino, causando diminuição importante da visão, principalmente nos ambientes bem iluminados.  O único tratamento é a cirurgia que substitui o cristalino opaco pelo implante de uma lente intraocular totalmente transparente e aplicação de laser na capsula posterior. O especialista conta que recentemente atendeu uma paciente jovem com catarata depois do tratamento para covid-19.  “Como a refração está instável não pode ser operada de imediato. Vamos ter de aguardar de 1 a 3 meses para realizar a cirurgia”, comenta. Retinopatia O oftalmologista esclarece que a retinopatia pode surgir em decorrência da elevação da pressão arterial causada pelo corticosteroide somada a à fragilização vascular induzida pelo medicação. Outro fator de risco é o aumento da glicemia e a formação de trombos induzida pela covid-19. Independente da causa, o tratamento pode ser feito com aplicação de injeções de antiangiogênicos. “Este medicamento também  é indicado para casos de edema macular, ou seja, inchaço na porção central da retina, responsável pela visão de detalhes”, esclarece. As aplicações são feitas na cavidade vítrea mediante aplicação de colírio anestésico, pontua. O número de aplicações varia conforme o estágio da doença. Diabéticos que seguem o tratamento conforme a prescrição do oftalmologista dificilmente ficam cegos, mas uma vez que parte da visão é perdida não tem como ser recuperada, adverte. Para ele, a pandemia deve impulsionar o desenvolvimento de novos tratamentos na Oftalmologia. Hoje, a principal recomendação do médico  é prevenir já que quando o assunto é visão,  alguns danos são definitivos.   Fonte: LDC Comunicação

Junte-se a Abióptica, a mais representativa instituição do setor óptico brasileiro

Principal entidade representativa do setor óptico no Brasil, com mais de 230 empresas associadas e 95% das marcas comercializadas no Brasil
Contato

© Copyright → Abioptica → Por: Coneki - Soluções Digitais | Criação de Sites