EnglishPortugueseSpanish
Fone: (11) 3059-2090 comercial@abioptica.com.br Rua Pensilvânia, 506

Surtos de conjuntivite se espalham em vários pontos do país

Previna-se! Surtos de conjuntivite se espalham em vários pontos do país. A conjuntivite pode ser viral, bacteriana, alérgica ou tóxica com sintomas bastante semelhantes. 30% dos brasileiros costumam se automedicar quando percebem os sintomas.

Olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada são os sintomas da conjuntivite, inflamação da conjuntiva, que é a membrana que recobre a esclera, da parte branca dos olhos e a face interna das pálpebras. Segundo o oftalmologista de São Paulo Leôncio Queiroz Neto, a doença acontece o ano todo, mas no verão aglomerações água contaminada das piscinas e praias, excesso de filtro solar e compartilhamento de teclados em empresas facilitam o aumento de casos. Ele explica que a conjuntivite pode ser viral, bacteriana, alérgica ou tóxica com sintomas bastante semelhantes, mas tratamentos diferentes. O problema é que o 30% dos brasileiros costumam se automedicar, hábito que chega a 40% no verão conforme um levantamento feito pelo oftalmologista.

Tratamentos

Queiroz Neto ressalta que o problema é que os sintomas da conjuntivite alérgica, frequentemente causada pela penetração do filtro solar nos olhos, e da viral são idênticos – coceira, olhos irritados, fotofobia e visão borrada e secreção aquosa. Mas a alérgica pode ser tratada com colírio anti-histamínico e para conjuntivite viral é indicado o uso de colírio anti-inflamatório. Nos dois casos recomendada aplicação de compressas frias para aliviar os sintomas. Já a conjuntivite bacteriana provoca uma secreção amarelada.

O especialista diz que o tratamento é feito com colírio antibiótico também por uma semana.O oftalmologista ressalta que o uso prolongado de colírio anti-inflamatório é perigoso pois geralmente contém corticóide que aumenta o risco de surgir catarata e glaucoma. Por outro lado, adverte o uso indiscriminado de antibióticos pode causar resistência da bactéria à medicação o que dificulta a cura.

Buscar