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Sua ótica em tempos de Coronavírus

Estamos vivendo momentos difíceis de reclusão, com restrição do tráfego de pessoas e empresas fechadas em quase todo o pais por causa do COVID-19. E isso também afetou diretamente o mercado óptico e varejo em geral. Enfim, o cenário do Brasil, que já não estava fácil, ficou mais difícil ainda.

E agora, como manter a empresa viva para prosseguir quando esta pandemia passar?

Provavelmente este é o pensamento que está passando pela cabeça de muitos empresários e tirando o sono de muita gente.

É importante lembrar que sempre há chances de criar algo novo, de sobreviver, se reinventar e prosperar.

Esta semana recebi uma mensagem no aplicativo do Uber, dizendo que a circulação de pessoas está restrita, mas os restaurantes estão abertos e que eu poderia fazer um pedido e receber pelo Uber Eats. Isso é uma grande sacada, pois o cenário adverso para os carros é um cenário próspero para as entregas de comida, seu segundo serviço.

Já parou para pensar como isso pode ser interessante para a sua ótica?

As pessoas estão em casa, angustiadas, deprimidas, entediadas e loucas para ter bons momentos. E comprar é um ato que afeta diretamente o humor de muitas pessoas.

Então, se sua ótica tem um comércio eletrônico, é hora de investir e aumentar o faturamento nas vendas pela Internet.

Ah, sua ótica não tem comércio eletrônico? Você está quase sem clientes e não está valendo manter a ótica aberta? Então é hora de pensar neste exemplo do Uber a abrir a sua mente.

Lembre-se que uma loja é um comércio local e ele tem o objetivo de suprir a demanda de pessoas que moram, trabalham ou circulam perto de sua loja. Então, por que não criar um serviço que atenda à demanda destas pessoas próximas à sua ótica?

Um bom exemplo seria sua ótica disponibilizar lote de óculos para o possível cliente receber em casa e então experimentar e escolher alguns, devolvendo os demais um ou dois dias depois.

Use o Instagram, o Facebook, seu site ou qualquer outro canal de comunicação e relacionamento para divulgar seu serviço. Encante o cliente com um propósito interessante e que o estimule. Para a venda de óculos de grau, diga que neste tempo de confinamento a leitura é essencial e ele precisa estar em dia com o óculos de grau. Se for para a venda de óculos escuros, diga que estamos passando tempos difíceis, mas que quando tudo isso acabar, o sol vai brilhar e ele vai precisar de óculos escuros para aproveitar de novo a vida e os passeios ao ar livre. A mensagem neste momento vai ser fundamental para incentivar o humor do cliente e impulsioná-lo a acenar positivamente para você, iniciando assim um novo processo de compra.

Seu melhor vendedor agora poderá ser o entregador de encomendas. Ele deverá ser educado, usar os EPIs corretos para a visita (luvas, máscaras e outros) e participar do processo de vendas.

Será importante também passar uma mensagem de segurança. Faça a higienização dos produtos e coloque na caixa um rótulo com a data de sua realização. Isto é importante e vai passar credibilidade.

Bom, este é um exemplo de serviço possível e que pode mudar o cenário de vendas neste momento tão delicado. Olhe ao redor e tente pensar em outras formas para vender mais.

O importante neste momento para sua ótica é oferecer bons serviços e produtos, levar comodidade e segurança aos clientes e estar preparado para quando isso tudo passar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Ignácio

Head Marketing Digital

Especialista – Segmento Óptico

https://www.linkedin.com/in/paulo-ignacio-3a983915/

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