Novo.Processo.de.Importação

Setor óptico terá atributos na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

Setor óptico terá atributos na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

O setor óptico terá atributos na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Os produtos que serão listados são armações, óculos solares, lentes oftálmicas, lentes de contato e óculos de segurança. Desde 2020 a Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex), em parceria com a Receita Federal e diversos setores da indústria, trabalha para melhorar a identificação dos produtos por meio da NCM. No setor óptico o trabalho foi conduzido pela Abióptica que teve a colaboração de diversos players do setor.

O objetivo é melhorar a identificação dos produtos ópticos de forma a permitir uma fiscalização mais eficaz e identificação de falsa declaração de conteúdo e sonegação. “Este sistema de atributos melhora a visibilidade da fiscalização e reduz ilegalidades tornando a competição mais justa com as empresas que trabalham de forma legal e correta”, afirma Ambra Sinkoc Nobre, diretora Executiva da Abióptica, que completa: “além da melhorar a identificação na Declaração Única de Importação (Diump) a implantação do catálogo de produtos permitirá conferir com precisão os itens importados por todas as empresas”.

A Procomex foi fundada em 2004 e reúne 127 instituições do setor produtivo, entidades bilaterais, especialistas e agentes do comércio exterior brasileiro. A Abióptica faz parte da Procomex e integra a iniciativa de tornar o Brasil mais competitivo apoiando a construção de um sistema aduaneiro mais célere e confiável.

Treinamento presencial. Para dar suporte às empresas no novo processo de importação, a Procomex promoverá treinamento no dia 17 de novembro em São Paulo, capital. O objetivo é esclarecer os importadores a respeito da importância dos atributos na construção do seu catálogo de produtos.

O treinamento estará a cargo de Marcia Schäffer, coordenadora de Gestão de Conhecimento da Procomex. Os atributos no novo processo de importação são informações específicas que são prestadas pelos operadores de comércio exterior de forma individualizada e precisa para cada código NCM. Os atributos substituirão as NVE (Nomenclaturas de Valoração Aduaneira e Estatística).

O treinamento será presencial em São Paulo, capital, no dia 17 de novembro. Os associados Abióptica terão 5% de descontos, bastando se identificar como associado no momento da inscrição. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

Maiores informações entrar em contato com [email protected]

Sobre Abióptica

A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, possui entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Tem como um dos seus principais objetivos a defesa dos interesses do setor óptico por meio do fortalecimento e união da indústria e varejo.

Fonte: Abióptica

Saiba também sobre:

Jornada de Transformação Digital segue intensa!

Buscar