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Produtos ilegais faturam R$ 10,1 bilhões e prejudicam geração de empregos

Em 2019, vendas do mercado ilegal ficaram pouco abaixo do total do comércio legal que chegou a R$ 13,1 bilhões; Vendas piratas em geral impedem a criação de 1,5 milhão de empregos na indústria brasileira

O mercado pirata de produtos ópticos chegou a aproximadamente R$ 10,1 bilhões de faturamento em 2019. Já o mercado formal registrou vendas de R$ 13,1 bilhões. “Estamos diante de um volume ilegal de negócios quase do tamanho do desempenho do mercado formal o que prejudica o mercado de trabalho brasileiro”, afirma Ambra Nobre Sinkoc, Diretora Executiva da Abióptica. Os produtos pirateados são óculos de proteção solar, armações e lentes oftálmicas e de contato.

O setor gera atualmente 150 mil postos de trabalho. As vendas ilegais impedem que sejam criados aproximadamente mais 40 mil empregos com carteira assinada. Na indústria como um todo, de acordo com levantamento feito pela CNI- Confederação Nacional da Indústria em 2018, anualmente a atividade ilegal impede a criação de 1,5 milhão de empregos. “A pirataria prejudica diretamente milhares de famílias que poderiam estar com algum integrante trabalhando de carteira assinada”, diz a Diretora Executiva.

A Abióptica promove a Expo Óptica 20 20 de 15 a 18 de abril, com mais de 100 expositores exibindo mais de 300 marcas que vão desde produtos de grifes até tecnologia e inovação. O evento será no Expo Center Norte, pavilhão Vermelho, está em sua 18ª edição e é o encontro oficial do setor óptico no Brasil. Segundo a entidade, a previsão de geração de negócios este ano poderá ser de aproximadamente R$ 500 milhões. “Os negócios acontecem não somente nos quatro dias do evento, mas nas semanas seguintes como resultado dos contatos comerciais realizados”, explica Ambra que completa: “O resultado poderia ser maior se não sofrêssemos tanta concorrência desleal dos piratas”, conclui.

Sobre a Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira das Indústrias Ópticas atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 100 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

Sobre a Expo Óptica 20 20

Com foco principal na geração de negócios, a exposição mantém firme seu compromisso de realizar um encontro do mercado óptico capaz de fomentar debates econômicos e sociais, além de abranger todas as facetas do setor: moda, economia, saúde, tecnologia e comportamento. A Expo Óptica 20 20, 18ª edição do evento, aposta em uma campanha bastante criativa! A Abióptica criou o conceito e o slogan da edição baseada a tabela de Snellen, usada para verificar a acuidade visual, onde o parâmetro 20/20 é considerado a visão ideal ou perfeita. O lançamento da campanha “Expo 20 20 – A visão ideal para os seus negócios” foi sucesso absoluto, com 84% dos espaços vendidos na abertura da planta e desde de novembro/19 está 100% vendida.

A 18ª Expo Óptica acontecerá entre os dias 15 a 18 de abril de 2020 no Expo Center Norte, em São Paulo. (Pavilhão vermelho). Acesse www.expoopticabrasil.com

Assessoria de imprensa

Fernando Neves

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