EnglishPortugueseSpanish
Fone: (11) 3059-2090 comercial@abioptica.com.br Av. Dr. Chucri Zaidan, 296 ,23º andar, São Paulo - SP, Brasil - 04583-110
Noticia 1

Óculos com grau pronto prejudicam a visão

Correção de vícios de refração e presbiopia:
Um levantamento recente realizado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) demonstra que 30% da população adulta têm hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto que predispõe à presbiopia precoce.
Outros 10% a 20% têm miopia pura ou associada ao astigmatismo que mascara a presbiopia e até permite a leitura sem óculos o que não é recomendado por forçar a visão. Significa que os óculos de farmácia não corrigem a visão de até 2 em cada 10 présbitas por serem monofocais.
Para preservar a visão o recomendável é fazer um check-up ocular completo a cada dois anos nesta faixa etária. Além disso, comenta, a única forma segura de garantir correção visual adequada é através da prescrição médica. Os óculos de farmácia podem até melhorar a visão de perto, mas por terem grau aproximado exigem maior esforço visual. Por isso, podem agravar a presbiopia e provocar dor de cabeça no final do dia.
Opções em óculos para correção simultânea da presbiopia associada à miopia, hipermetropia ou astigmatismo:

Soluções para se livrar dos óculos de leitura:
Lentes de contato multifocais: Para quem não gosta de usar óculos, a presbiopia conjugada com miopia e/ou astigmatismo pode ser tratada com lentes de contato multifocais.
Monovisão: Quem nunca usou óculos pode usar lente para perto em um só olho ou fazer uma cirurgia pela técnica de Lasik em que é aplicado laser na córnea de um dos olhos para manter a visão de longe no outro. O problema é que as lentes são de difícil adaptação. Quem opta pela monovisão cirúrgica precisa refazer a cirurgia após alguns anos em função da progressão da presbiopia.
Preslasik: Présbitas com astigmatismo ou hipermetropia associada podem corrigir o problema com preslasik, uma técnica cirúrgica que molda a córnea, mas a correção também é temporária.
Lente intraocular: A única correção cirúrgica definitiva é o implante de lente intra-ocular multifocal para quem tem presbiopia com miopia ou hipermetropia, mas o procedimento só é feito quando a pessoa já apresenta catarata que geralmente surge após os 65 anos.
Fonte: Dr. Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista.

Buscar