EnglishPortugueseSpanish
Fone: (11) 3059-2090 comercial@abioptica.com.br Av. Rouxinol, 60 – conj. 909 –
1diabxaixa 337

Lentes oftálmicas que filtram a luz azul emitida por telas de celular e tablet podem diminuir a expectativa de novos míopes

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que, até 2020, cerca de 35% da população mundial (7,7 bilhões, segundo a ONU) sofrerá com a miopia (distúrbio em que a visão ao longe fica afetada devido a um erro refrativo), e que até 2050 este índice pode alcançar os 52%. Oftalmologistas alertam que o crescimento da população míope, principalmente crianças, pode estar relacionado ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como celular e tablet. Isso porque esses dispositivos emitem o comprimento de luz azul que tem o poder de danificar a retina. 

Atentas às estatísticas da OMS, fabricantes de lentes oftálmicas estão trabalhando no desenvolvimento de produtos que amenizam ou bloqueiam por completo o efeito das luzes nocivas aos olhos. Muitas delas apresentaram suas novidades durante a Expo Óptica Brasil 2019, a maior exposição de óptica da América Latina, que aconteceu em abril na capital paulista.

Foi o caso da Essilor – multinacional francesa de lentes oftálmicas – que lançou as lentes Blue UV Filter. O produto oferece dupla proteção ao globo ocular contra os raios ultravioleta (UV), emitidos pelo sol, e contra a luz azul-violeta nociva, emitida pelo sol em ambientes externos e por equipamentos eletrônicos, lâmpadas LED e fluorescentes. O diferencial é que a tecnologia Blue U V Filter, permite a passagem da luz azul-turquesa benéfica, essencial para regular várias funções biológicas. A Fhocus Optical foi outra fabricante que apostou em lentes com filtros especiais e apresentou a Lothos Control, que protege os olhos contra os raios UV e o excesso da luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos e pela luz ambiente, oferecendo conforto visual e nitidez da visão.

A Zeiss – fabricante alemã de sistemas ópticos e de medição industrial e dispositivos médicos – também apostou nessa tecnologia e apresentou as lentes com o tratamento Duravision® BlueProtect, que bloqueiam a luz azul, e a inovadora tecnologia UVProtect, que protege os olhos dos raios ultravioletas, causadores de sérios prejuízos à visão. A empresa também lançou uma linha voltada ao público infantil, a Zeiss Kids, composta por lentes com tecnologia Freeform, que promovem uma precisão no material reduzindo o desfoco periférico, ao mesmo tempo em que garante uma visão mais ampla e nítida.

Ainda com foco no público infantil, a Vanin lançou uma linha com a tecnologia clip-on magnético, uma lente oftálmica com dupla função: solar e de leitura. A lente polarizada gera ainda maior conforto para os olhos das crianças. “Esses lançamentos só reforçam que a Expo Óptica Brasil é a principal vitrine do setor óptico na América Latina, pois apresenta ao mercado as principais novidades globais em tecnologia e design”, comenta Ambra Nobre Sinkoc, assessora da presidência da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).

A Expo Óptica Brasil, reinventada em seu conceito, reuniu 86 expositores e mais de 300 marcas e grifes que apresentaram novidades e tendências que estarão no mercado nos próximos meses. O evento aconteceu no Transamérica Expo Center e recebeu mais de 11 mil visitações durante os quatro dias de exposição.

Foram muitas as novidades nesta edição, incluindo a participação de companhias nacionais e estrangeiras. Empresas da Alemanha, Argentina, Coréia do Sul, Itália, China, EUA, Grécia, Líbano, Portugal e República Tcheca são algumas das que estão enxergando com otimismo o mercado óptico brasileiro e buscando negócios com os principais players instalados no Brasil. Como nos anos anteriores, o evento foi organizado pela Abióptica, a mais representativa instituição do segmento óptico brasileiro – mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país – que segue com a missão de desenvolver o setor para melhorar a saúde e o bem-estar visual dos brasileiros.

A Expo Óptica Brasil movimentou milhões de reais nesta edição, gerando networking e bons negócios para o setor. “Tivemos um grande volume de clientes buscando soluções e o evento foi bem atrativo para profissionais interessados no fechamento de negócios“, revela Hugo Grimaldi, Gerente Nacional da Essilor Solutions.

A próxima edição da Expo Óptica Brasil já tem data e local: de 15 a 18 de abril de 2020, no Expo Center Norte, em São Paulo. “O evento vem se adaptando ao dinâmico mercado óptico, mas sem perder o foco em ser genuinamente uma exposição de negócios que possibilite retorno ao expositor”, finaliza Ambra.

Fonte : exame.abril

Buscar