Estudo Canadense Revela Que Saúde Visual Das Crianças é Negligenciada

Estudo canadense revela que saúde visual das crianças é negligenciada

Estudo canadense revela que saúde visual das crianças é negligenciada

Uma pesquisa realizada no Canadá mostra que a saúde ocular e a visão das crianças são ignoradas pelos pais. O estudo coletou respostas de 1.019 pais canadenses na província de Quebec e revela que um em cada seis pais nunca levou seus filhos ao oftalmologista, enquanto a maioria (81,1%) levou seu filho ao dentista no último ano.

De acordo com a informações oficiais da área da saúde, 80% das informações chegam a nós por meio da visão. Os resultados desse novo estudo revelam que cerca de 12 mil crianças na província (3,1%) tiveram uma queda no desempenho escolar antes que os pais percebessem que havia problema de visão.

Segundo o oftalmologista, professor na Escola de Optometria da Universidade de Montréal, especialista em saúde ocular e porta-voz da Essilor, Langis Michaud, “as crianças não vão reclamar se seus olhos não estiverem bem coordenados ou se tiverem dificuldade em ver o quadro-negro na escola. Algumas dessas situações podem ser tratadas com exercícios ou lentes oftálmicas, mas não são tratadas se não forem detectadas. Muitos pais podem se beneficiar ao aprender mais sobre como os cuidados preventivos com os olhos podem ajudar a manter o sucesso acadêmico de seus filhos”.

Apenas um terço dos pais que participou da nova pesquisa indicou que a necessidade de lentes corretivas de seus filhos foi identificada durante uma visita regular a um oftalmologista ou ao médico da família. Michaud comentou também que até 2050, estima-se que metade da população mundial terá miopia e o que é mais preocupante é que 10% serão portadores de altas miopias.

A pesquisa também constatou que quase metade (44,7%) das crianças que enfrentam problemas de visão têm dificuldades antes que a necessidade de lentes corretivas seja detectada. Isso significa que um exame ocular pode fazer toda a diferença na vida de uma criança.

Outra conclusão do estudo é que quanto mais jovem a criança desenvolve miopia, mais rápida a condição provavelmente progredirá. Embora a miopia possa potencialmente levar a graves problemas de visão, a boa notícia é que, com exames oculares regulares, a partir de uma idade jovem, ela pode ser detectada precocemente, tratada e gerenciada.

O estudo foi realizado pela Essilor, integrante da EssilorLuxottica.

Fonte: Essilor

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também:

De olhos nos olhinhos: todos contra o Retinoblastoma

Buscar