Desigualdade Tributária Elimina 226 Mil Empregos

Desigualdade tributária elimina 226 mil empregos

Desigualdade tributária elimina 226 mil empregos

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem da FSB Holding (IPRI/FSB) comprova que ao perder vendas para importações menos tributadas, como as do Remessa Conforme, a indústria e o comércio nacionais deixam de empregar 226 mil pessoas. O Remessa Conforme é o regime que isenta compras de até US$ 50 realizadas em plataformas de comércio eletrônico. “Essa modalidade é predatória aos negócios e nociva à sociedade na medida em que desemprega milhares de brasileiros”, alerta Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.

A indústria e o comércio nacionais pagam, em média, 45% de impostos sobre o consumo (IPI, PIS/Cofins, ICMS e ISS) que estão embutidos nos preços praticados com o consumidor. Os produtos importados no Remessa Conforme recolhem apenas 17% de ICMS e nada em tributos federais.

O levantamento derrubou a tese que a isenção fiscal favorece o acesso das pessoas de baixa renda ao comércio. A pesquisa aponta que apenas 18% das pessoas que ganham até dois salários mínimos fazem compras em sites internacionais, contra 41% no caso das pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos.

Mesmo em face dessa situação os defensores da isenção tributária querem ampliar de US$ 50 para US$ 100. Isso acarretaria, de acordo com o estudo, na perda de 1,5 milhão de postos de trabalho.

A pesquisa do IPRI/FSB mostra que os trabalhadores mais afetados pela redução de empregos são as pessoas que ganham menos e, principalmente, as mulheres. Mais de 80% das pessoas empregadas nos setores mais afetados pelo Remessa Conforme recebem até dois salários mínimos. As mulheres respondem por 65% do emprego nesses setores, ante a média nacional de 40%. “A injustiça tributária promovida pelo Remessa Conforme tira o emprego de quem ganha menos, deixando cada vez mais vulnerável a população”, conclui a executiva.

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 170 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

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