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Chilli

Case de sucesso Chilli Beans: tecnologia, proximidade e inovação

A Chilli Beans, marca de ótica criada há 20 anos, hoje é uma varejista que já marca presença em mais de 19 países, com mais de 800 lojas.

O fundador da Chilli Beans, Caito Maia afirmou em uma das suas palestras ”percebemos há 10 anos atrás que se continuássemos a vender óculos escuros, iríamos falir”. E o empresário percebeu que seus produtos precisavam de um valor a mais. Na Chilli Beans, todos os produtos são especiais. Os óculos possuem uma história, que é contada pelos vendedores na hora da compra. Essa foi a estratégia usada para a marca não se tornar um simples comodity.

Toda semana, a franquia Chilli Beans lança novas coleções de produtos como óculos e relógios. Porém, todos os produtos trazem algo a mais como, por exemplo, a parceria com cantora Rita Lee, que traz a assinatura da cantora acompanhada com um disco voador que ela mesma desenhou. Quando esse valor é agregado ao produto, os consumidores passam a ver um óculos de escuros com outros olhos.

A linha dos Beatles foi a mesma coisa, a marca utilizou madeiras do mesmo tipo que as que eram utilizadas nos instrumentos da banda, e trouxe um toque pessoal aos produtos.

A Chilli Beans é uma das poucas óticas do Brasil que oferecem a customização de óculos em tempo real. O cliente escolhe a cor da lente, da haste em um computador e leva para casa na hora. A empresa também foi a primeira a trazer as lentes foscas. “Dois meses depois, a Rayban lançou a mesma lente”, comentou o fundador da empresa.

São tecnologias simples, mas que mudam completamente como os consumidores compreendem o produto e a marca. A partir daí, a Chilli Beans passou a investir ainda mais no fortalecimento de seu nome, realizando campanhas de posicionamento de marca. A tecnologia da Chilli Beans diferencia a marca de seus concorrentes, colocando-a sempre um passo na frente.

Caito Maia tem plano de chegar em 1.100 pontos de venda no mundo nos próximos anos. Para isso, a marca não escolhe investir mais no varejo físico ou e-commerce, mas na junção dos dois.

Em 2015, a Chilli Beans ganhou o prêmio de maior franqueadora do ano pela ABF. “Das 800 lojas, eu conheço 700 e realizo 50 visitas nas lojas por semana, conversando com as pessoas”, comenta Maia. Para ele, é importante ter um contato próximo com os franqueados. Para isso, a empresa realiza uma convenção anual em um cruzeiro, onde divulga as coleções e intenções da marca para o próximo ano.

Fonte: Franchise Store

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