Acordo Comercial Mercosul União Europeia

Acordo Comercial entre o Mercosul e a União Europeia está formalizado

O Acordo Comercial entre o Mercosul e a União Europeia foi formalizado e desde já é considerado um marco para a inserção internacional da indústria brasileira. O documento foi encaminhado ao Congresso Nacional para votação.

O acordo prevê prazos mais longos para a redução de tarifas do lado brasileiro, assegurando uma transição gradual e previsível para o mercado interno. A decisão entre os dois blocos comerciais trará reflexos ao setor óptico. No campo tarifário haverá redução nos produtos classificados nos itens equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. As NCMs do setor estão incluídas no acordo isso deverá reduzir os impostos e, consequentemente, os preços destes produtos se exportados ou importados entre o Mercosul e a União Europeia.

As regras de origem foram modernizadas, reduzindo sua burocracia e valorizando a autodeclaração de origem feita pelo exportador. O acorro reforça o uso de normas internacionais (ISO, IEC, ITU) como base regulatória, estimulando o reconhecimento mútuo de certificações e ensaios laboratoriais.

No campo aduaneiro, a prática será com documentos eletrônicos e assinaturas digitais, aproximando os sistemas dos blocos comerciais para agilizar o desembaraço de mercadorias. E, por fim, o acordo fortalece a proteção de marcas, patentes e desenhos industriais, dando segurança jurídica para inovação, design e diferenciação de produtos.

 

Fonte: CNI

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 200 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também: Expo Óptica 2026 tem 100% dos espaços vendidos e deve superar R$ 1,2 bi em negócios

Buscar