Site

Varejo óptico recua 1% em outubro de 2025 com relação ao mês anterior

Abióptica atribui desempenho inferior a sazonalidade, ausência de gatilhos de demanda e queda após mês forte; Crescimento para o ano é de 5%

 

O faturamento do mercado de varejo óptico brasileiro (PDV) em outubro de 2025 registrou recuo de 1% com relação a setembro. No mês, as empresas registraram vendas de R$ 2,39 bilhões, ante R$ 2,4 bilhões no período anterior. A Abióptica – Associação Brasileira das Indústrias Ópticas atribui o recuo nas vendas a três fatores

O primeiro é a sazonalidade natural do consumo. “Os gráficos de anos anteriores mostram que outubro costuma oscilar e não apresenta picos fortes de venda como acontece em agosto e dezembro”, explica Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.

O segundo é a Ausência de gatilhos de demanda. “outubro não possui datas promocionais relevantes para o varejo óptico”, diz Ambra que completa: “isso reduz os impulsos de compra e leva o mercado a operar em estabilidade”.

E o terceiro fator é a redução no ritmo de vendas após um mês quando foi registrado aquecimento no comércio. Em setembro as vendas apresentaram alta de 7% frente a agosto, ficando acima da média do trimestre. “Após um mês com aceleração mais intensa, uma acomodação leve no período seguinte é comum”, aponta a executiva.

A estimativa de crescimento para 2025, projetada pela Abióptica, permanece em 5% em relação ao desempenho registrado em 2024. O setor óptico emprega aproximadamente 180 mil pessoas em 71.226 pontos de venda. No ano passado, foram abertos mais 5.885 PDVs. Em 2024, o setor óptico registrou R$ 27 bilhões em vendas, ante R$ 26 bilhões no exercício anterior.

 

Informações à imprensa:

 


Fernando Neves

11-9-9178-4289
[email protected]

 

Fonte: Abióptica

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 200 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também: Expo Óptica 2026 tem 100% dos espaços vendidos e deve superar R$ 1,2 bi em negócios

Buscar