Abióptica abre consulta na SEDESE e Vigilância Sanitária
A Abióptica vai consultar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE) e a Vigilância Sanitária sobre quais as providências legais que devem ser adotadas pelas óticas que incluírem o atendimento de optometristas no estado.
O Relatório Técnico n. 01/2025, emitido pela SEDESE, tem caráter orientativo e interpretativo, sem força normativa ou poder de sanção. O documento é a resposta à solicitação de esclarecimentos feito pela Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais (CROO-MG) a respeito de quais são os requisitos necessários para o exercício da optometria em Minas Gerais.
A SEDESE esclarece que o optometrista pode atuar em consultório próprio, inclusive dentro de estabelecimentos ópticos, desde que em local separado da área de comércio e em conformidade com as exigências sanitárias locais.
Fonte: Abióptica
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 200 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Leia também: Expo Óptica 2026 tem 100% dos espaços vendidos e deve superar R$ 1,2 bi em negócios




