SUA OTICA NO INSTAGRAM

8 dicas para sua ótica vender mais usando o Instagram

O Instagram é a rede social do momento. Você ainda tem alguma dúvida?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, definitivamente é o local onde as pessoas passam o maior tempo de suas vidas digitais em busca de entretenimento, diversão e informação.

Hoje em dia é necessário para qualquer empresa de sucesso, incluindo óticas, ter uma boa atuação nesta plataforma. Por isso, listei 8 dicas importantes que vão ajudar o negócio a ter uma boa presença no Instagram, melhorar o relacionamento com seu público e aumentar suas vendas. Não tem jeito, o caminho é esse! Confira:

Descrição da “Bio” do Perfil

A Bio é o “cartão de visitas” de sua ótica no Instagram. É a seção que olhamos antes de começar a seguir um perfil. Por isso, desenvolver uma boa “Bio” é fundamental na busca de novos seguidores.

Usar a logomarca como foto do perfil, divulgar o endereço da ótica (estado, cidade e bairro), informar o perfil de produtos e serviços (óculos de sol, multifocais, etc) e publicar o link do site ou outro link importante são itens fundamentais para uma “Bio” eficiente. Zelo e atenção aos detalhes são as palavras.

Conquistar os seguidores certos

Óticas geralmente são negócios locais e precisam captar seguidores que estejam próximos ao endereço de sua loja física (caso você não faça venda online!). Pessoas que morem, trabalhem ou estudem nas redondezas.

Seu negócio precisa de uma estratégia para a captura dos seguidores certos, que possam se tornar futuros clientes. Não adianta ter um número expressivo de seguidores se eles não estão fisicamente próximos da sua ótica e você não tem estruturada a venda online. Você até poderá se relacionar bem com este público, mas dificilmente realizará vendas. Pense nisso!

Identidade visual atraente

O Instagram é uma rede social baseada em imagem e estética. As postagens precisam ser bonitas e criativas para chamar a atenção das pessoas e conseguir passar a mensagem pretendida. Além do post em si, o capricho do feed faz grande diferença na percepção geral do perfil (passa cuidado e zelo). Um visual atraente ajuda a construir uma personalidade para sua marca, sem falar que o produto “óculos” está diretamente ligado a harmonia e beleza. Fica mais fácil vender quando mostramos o “belo”, não?

 Conteúdo útil

Antigamente os jornais, TVs e rádios produziam conteúdo interessante e você pagava para veicular um anúncio da sua ótica nestes veículos. Agora, cada empresa, cada marca, é um canal, tem seus próprios seguidores e para manter seu perfil ativo precisa apresentar conteúdos para a sua audiência.
O internauta que segue seu negócio, para se sentir atraído, precisa ser impactado com conteúdos interessantes. Seja uma dica, uma curiosidade, uma brincadeira, um lançamento, algum famoso usando uma peça, uma promoção, qualquer conteúdo que seja interessante ou relevante para ele. Crie autoridade para sua ótica, não faça do perfil dela uma extensão da vitrine da sua loja ou catálogo de produtos, ninguém navega no Instagram buscando isso!

Promoções

Pense no perfil do seu negócio no instagram como um canal TV! Ele precisa ter conteúdo útil, divertido, mas podemos e devemos fazer “propaganda” também, claro! Realizar a divulgação de produtos, preços e promoções é importante e deve fazer parte do seu planejamento de conteúdo. Aquela mega promoção de um item desejado pode até virar assunto entre as pessoas, por que não? Seu seguidor pode estar no momento de realizar a compra de seu óculos e depois de criar um vínculo com a sua marca, certamente poderá se sentir atraído pela sua oferta!

O recado que fica é equilíbrio: Seja útil, relevante, mas “venda o seu peixe”.

Frequência regular

Muito mais que a quantidade de publicações que sua ótica faz no Instagram, a frequência é o que contribuiu para estabelecer a conexão com o público. Publicar quinze posts em dias alternados, em um mês, é muito mais eficiente que publicar quinze posts em um único dia e depois não publicar mais nada. Por isso, mantenha uma rotina regular e equilibrada de postagens, além de passar uma imagem de dedicação à plataforma, aos poucos sua ótica irá criar uma conexão com o seu público. Paciência, persistência e constância são as palavras de ordem!

Engajamento

Publicar conteúdos que envolvam emocionalmente, convidando o internauta a interagir, além de criar vínculo, faz com que sua mensagem seja muito mais eficiente, aumentando o poder de lembrança da marca.

 

Mídia

O Instagram entrega seus posts apenas para uma pequena parte dos seus seguidores. Sendo assim, impulsionar as publicações (isto é, pagar mídia) é uma opção muito importante para aumentar o poder de alcance das mensagens, conquistar mais seguidores e, consequentemente, vender mais.

 

Gostou das dicas? Espero que sim. Elas resumem o que sua ótica precisa para construir uma performance de sucesso no Instagram. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença no esforço de comunicação.

Compare estas dicas com o perfil de sua ótica e faça os ajustes necessários.

Sua ótica ainda não tem Instagram? Então comece agora!

Paulo Ignácio
Head Marketing Digital – Mercado Óptico
Sócio Fundador – Liga Marketing Digital
www.ligamarketingdigital.com.br 

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