Varejo brasileiro em 2025 teve menos consumidores e maior ticket médio
O varejo brasileiro em 2025 teve redução no número de consumidores, mas o ticket médio subiu. A informação consta do relatório IPV (Índices de Performance de Varejo) feito pela HiPartners.
“O crescimento do ticket médio tornou-se o principal sustentador do faturamento, substituindo o volume de visitas como motor de receita”, analisa Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica, que completa:” Isso sinaliza um consumidor mais seletivo, racional e orientado a valor, e não a preço puro”.
Do ponto de vista estratégico, o relatório aponta que o varejo vive um deslocamento definitivo do foco. O tráfego se transformou em conversão, o volume em valor por transação e o crescimento por eficiência operacional e gestão financeira.
Fonte: HiPartners
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 200 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
Leia também: Expo Óptica 2026 tem 100% dos espaços vendidos e deve superar R$ 1,2 bi em negócios




