Tecnologia Revoluciona E Expande Mercado De Lentes De Contato

Tecnologia revoluciona e expande mercado de lentes de contato

Tecnologia revoluciona e expande mercado de lentes de contato

 

Avanços Tecnológicos Transformam e Diversificam a Indústria das Lentes de Contato

Os avanços tecnológicos vêm provocando uma verdadeira revolução – em todos os aspectos – no mercado óptico. Hoje, o setor consegue, não apenas ampliar a gama de tratamentos disponíveis, como também oferecer soluções cada vez mais refinadas e efetivas para os pacientes.

Um dos segmentos que mais se destaca no quesito inovação é o de lentes de contato, que conta com grandes players no mercado e altos investimentos em desenvolvimento de pesquisas.

Nos últimos anos, essa alternativa – que permite a correção de quase todos os graus, de diferentes distúrbios que afetam a saúde visual – se disseminou pelo mundo e passou a ser uma escolha cada vez mais frequente. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC), cerca de 8,4 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil. No entanto, o potencial de crescimento é grande, já que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 60 milhões de pessoas necessitam de correção visual. Esses números mostram a grande oportunidade de expansão no mercado de lentes de contato no Brasil.

 

Mulher colocando uma lente de contato

 

Entre os benefícios apontados estão a maior liberdade de movimento, a amplitude do campo de visão e as proporções de tamanho e profundidade mais realistas, além da discrição e da questão estética. São diversas opções – com características e funcionalidades específicas para atender às necessidades e conveniências dos usuários – que seguem sendo aprimoradas. Existem as descartáveis e as reutilizáveis. As coloridas. As que prometem maior nitidez, oxigenação, com excelente lubrificação e menor risco de infecções. E tem novidade na área.

Recentemente, a CooperVision lançou no Brasil a Biofinity® Toric Multifocal, primeira lente de contato que corrige, ao mesmo tempo, o astigmatismo e a presbiopia, proporcionando, por meio da combinação de tecnologias utilizadas pela empresa em lentes tóricas e multifocais, uma visão clara para perto, pontos intermediários e longe. Até então, os pacientes que sofriam de ambas as condições tinham que combinar recursos para obter um resultado satisfatório.

Mais um diferencial dessa lente é que ela é produzida com silicone hidrogel de terceira geração, material que favorece a retenção de água, mantendo a lente hidratada por um tempo mais prolongado e proporcionando maior conforto ao usuário.

 

Diversas lentes de contato

 

Outra tendência que merece destaque são as lentes ortoqueratológicas. Se antes, a ideia de usar um artefato capaz de regredir a miopia durante o sono pareceria algo inimaginável, essa solução já é uma realidade. Feitas de um material rígido e respirável, elas são projetadas para se ajustar à córnea, pressionando-a suavemente em áreas específicas, promovendo uma espécie de remodelação. A partir de aproximadamente uma semana, o grau vai sendo corrigido, progressivamente, até chegar ao ponto em que o usuário passe o dia livre de lentes ou óculos.

A personalização das lentes

Para aqueles que buscam um ajuste ainda mais preciso, as indústrias já disponibilizam o serviço de personalização da lente de contato. Entre as possibilidades, define-se o formato, o tamanho, a curvatura, a cor, o material e até tratamentos especiais, como proteção UV ou filtro de luz azul. Pacientes com problemas visuais complexos podem se beneficiar com esse recurso, pois as lentes sob medida conseguem oferecer uma correção mais eficaz e confortável. Além disso, pessoas que têm dificuldade em se adaptar às lentes convencionais também encontram na personalização uma solução mais adequada para suas necessidades.  

Mercado

Embora as lentes de contato ofereçam inúmeros benefícios aos usuários e incorporem tecnologias de ponta, nem todas as ópticas as incluem em seu portfólio.

Para Orlando Bueno, profissional do setor óptico com 36 anos de experiência, trata-se de uma questão cultural do Brasil, algo que está enraizado, mas que, aos poucos, vem sendo superado e transformado. “Estamos falando de um novo tempo, com médicos e clientes muito mais conscientes em relação ao tema”, afirma, ressaltando que os óculos e as lentes são produtos complementares. “Investir nessa diversificação do catálogo é uma excelente oportunidade de negócio para os empresários do varejo, desde que se mantenham atentos ao perfil de seus consumidores e às tendências do mercado, pois, gerando uma fidelização, a venda se torna intangível”.

 

Orlando Bueno, profissional do setor óptico.
Orlando Bueno, profissional do setor óptico

Orlando finaliza dizendo que nos próximos cinco anos haverá um crescimento acentuado nesse segmento, pelo aumento de pontos de venda, pela oferta de novos produtos e pelos preços mais acessíveis.

O optometrista Waldir Paestambém celebra a intensa evolução do setor nos últimos anos. “A lente de contato é uma das coisas mais maravilhosas que a gente tem no mundo. No Brasil, temos alguns preconceitos sobre ela, mas isso vem mudando, graças aos estudos e à dedicação de alguns especialistas sobre o tema, como Elena Gelado, Rosélia Vilarins, Celso dos Santos e Ney Dias Pereira, entre outros”, concluiu.

Orieta Celeste também é uma personagem que contribuiu ativamente para esse avanço. Apresentada ao ramo desde muito cedo, com o avô e o tio oftalmologistas e o pai engenheiro óptico, ela começou a trabalhar na área em 1968, na indústria de surfassagem (lentes de cristal para óculos) da família. Na parte de lentes de contato, especificamente, iniciou em 1976. “Nessa época, abri um Centro de Adaptação de Lentes de Contato. Eu pesquisava em todos os laboratórios de lentes do mundo para encontrar qual era a melhor para cada necessidade”, recordou.

 

Orieta Celeste, Diretora Industrial da World Vision Ophthalmic.
Orieta Celeste, Diretora Industrial da World Vision Ophthalmic

A experiência trouxe bagagem para que Orieta aceitasse o desafio de estar à frente da World Vision.  “Conseguimos reunir no portfólio todas as lentes que são importantes para o segmento”, enfatizou. A marca é pioneira em diversas frentes. Foi a primeira empresa no Brasil a produzir a linha de lentes especiais para altos astigmatas com um material mais confortável para olhos e lançou um novo design da Perfect Multi Disposable, lentes multifocais com zonas progressivas, revolucionando o mercado da multifocal no ano 2000. Analisando o setor hoje, ela enaltece a tecnologia, mas faz um alerta sobre a falta de mão de obra capacitada: “ainda temos muitos poucos profissionais que realmente sabem fazer a adaptação de lentes especiais”.

 

Fonte: Portal Fique de Olho

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 170 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

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