Governança Transformacional – Pacto Global Da ONU

Governança Transformacional – Pacto Global da ONU

Governança Transformacional – Pacto Global da ONU

Em setembro de 2020, mais de 1.300 CEOs de empresas de mais de 100 países se reuniram para assinar United in the Business of a Better World: A Statement of Business Leaders for Renewed Global Cooperation. 

Em 01/06/2021 o Pacto Global da ONU lançou uma nova ferramenta para acelerar a ação empresarial da Governança – G do ESG, com o E de Ambiental e o S de Social. 

Leitura indispensável! Ela é essencial para entender a urgência e relevância da Governança do ESG, para um melhor futuro imediato da humanidade. 

“A Governança Transformacional é uma filosofia baseada em princípios — e não um novo conceito jurídico — que apela às empresas para que sejam mais responsáveis, éticas, inclusivas e transparentes como impulsionadoras de uma conduta responsável, de um melhor desempenho ESG e de instituições, leis e sistemas públicos fortalecidos. Isto significa promover uma cultura de integridade, justiça e inclusão para além da formalidade legal – perguntando não apenas o que é legal, mas o que é certo”.

“O Quadro Empresarial do ODS 16 visa inspirar as empresas a abraçar o seu papel na governança transformacional, que inclui o fortalecimento do multilateralismo e a reinvenção do contrato social.

António Guterres – Secretário-Geral das Nações Unidas”

“As empresas podem e devem desempenhar um papel importante na promoção da liderança ética e na construção da confiança entre instituições públicas e privadas, e da confiança nestas instituições por parte da sociedade civil.

Sanda Ojiambo – CEO e Diretor Executivo do Pacto Global das Nações Unidas”.

Conheça o Sumário Executivo

Estrutura Empresarial do ODS 16 – Inspirando Governança Transformacional

 

Responsabilidade Corporativa – Ética nos Negócios.

Em outubro de 2017, escrevi artigo com título acima.

Nele relacionei 10 dados e datas para embasar a afirmação:

“Sabemos que não há negócio e entidade sustentável, sem ética e sem transparência”.

Esta afirmação ensejou a pergunta:

Então porque tamanha abrangência, intensidade e representatividade das falcatruas no Brasil?

Para ler os 10 dados e a conclusão, acesse o artigo.

 

Correlação do artigo de 2017 com o Pacto Global da ONU

Faço a correlação para reafirmar que não há resultados e realizações sustentáveis, sem um amplo e efetivo atendimento das metas do ODS 16; destaco a meta 16.5 (combate a corrupção e ao suborno).

A prática para atender o ESG e o ODS 16 e suas metas, deve se dar de forma concomitante e completa e se exige a ética nos Negócios. A ética é exigida em nossas conexões com todas as organizações das 4 hélices: academia, empresa, governo, entidades sociais. E fazendo uma analogia, que a prática da ética seja de corpo, mente e alma, nos fazendo lembrar do bom livro: A empresa de corpo, mente e alma, autor, Roberto Tranjan.

 

Concluindo

A Agenda 2030 da ONU e seus 17 ODS é de janeiro de 2016, portanto há quase 8 anos. O cumprimento efetivo das 169 metas originais estão ainda muito aquém do estabelecido e estão ainda mais desafiadoras, em função do mundo VUCA / BANI que vivenciamos.   

Somente com conexões e interconexões com propósitos éticos é que se podem mudar realidades. Sem isso o futuro da humanidade estará irremediavelmente comprometido.

A solução, a meu ver, passa mandatoriamente pelas práticas das metas 17.16* e 17.17*, ODS 17.

 

Ary Silveira Bueno

Fundador e Diretor da ASPR
Presidente do Conselho do SiNEco do Brasil Digital para Todos

#aspr #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros

 

Mais informações entrar em contato com [email protected] e aplique para ser um associado.

Fonte: ASPR

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 160 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também:

Silmo divulga vencedores do Silmo d’Or em 1º de outubro

 

Buscar