EnglishPortugueseSpanish
Fone: (11) 3059-2090 comercial@abioptica.com.br Av. Rouxinol, 60 – conj. 909 –
Dzcclpvegjl23wc2n866

Crianças precisam usar óculos de sol!

No verão, muitas famílias aproveitam as férias ou os fins de semana para ir à praia ou à piscina. Muito se fala sobre a importância do protetor solar para proteger a pele de crianças e adultos. Mas sabia que a exposição aos raios solares tem o mesmo efeito cumulativo nos olhos que na pele? Por isso, os óculos escuros devem ser usados desde a infância.

Os óculos escuros são essenciais durante a exposição aos raios solares. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a falta de proteção permite que uma quantidade maior de radiação penetre no globo ocular. “Isso aumenta em até 60% o risco de contrair catarata, doença que causa a opacidade do cristalino (estrutura que funciona como uma lente nos olhos). A diminuição da luz no globo ocular faz a pessoa enxergar tudo embaçado. Se não for tratada, a catarata pode causar perda da visão.”

A exposição ao sol também pode causar doenças como a degeneração na macula, parte central da retina. Nesse caso, pode haver perda da visão central: a pessoa passa a enxergar uma mancha preta no centro do campo de visão. Os raios ultravioleta também podem provocar uma inflamação na córnea, chamada de ceratite. Ela causa dor, vermelhidão e lacrimejamento, sintomas que costumam passar após duas horas longe do sol.

De acordo com o especialista, o sol tem efeito cumulativo sobre os olhos. Isso quer dizer que, com exceção da ceratite, os problemas só aparecem na fase adulta. Mas a visão começa a sofrer as consequências desde a infância. “Até cerca de 9 anos de idade, o cristalino é totalmente transparente e filtra apenas 20% da radiação ultravioleta emitida pelo sol. A quantidade de radiação que penetra no globo ocular é maior e, portanto, mais prejudicial à saúde dos olhos.” Além disso, as crianças passam cerca de três vezes mais tempo ao ar livre do que os adultos, ficando mais expostas aos raios solares.

Para evitar que a visão sofra com a ação dos raios solares no futuro, crianças a partir de 9 anos devem usar óculos escuros. Antes disso, a visão ainda está se formando – “a exposição a diferentes cores e níveis de luminosidade é importante para o bom desenvolvimento dos olhos”. Em crianças de até 9 anos, a visão pode ser protegida com lentes transparentes que filtrem 100% da radiação, além de bonés e chapéus.

É importante que os óculos infantis sejam adquiridos em lugares de confiança – óculos de má qualidade podem prejudicar o desenvolvimento da visão. Eles devem ter proteção UVA e UVB (comprimentos de onda diferentes que são absorvidos de maneiras distintas).

Escolha um modelo que se encaixe no gosto da criança e que seja confortável, sem ficar folgado ou apertar demais. Os óculos escuros devem ser trocados todo ano, pois o crescimento da criança faz com que eles fiquem desajustados no rosto. Se o crescimento for lento, a troca deve ser feita em, no máximo, dois anos, período médio em que o filtro das lentes solares vence.

CONSULTORIA: LEÔNCIO QUEIROZ NETO (OFTALMOLOGISTA E CONSULTOR MÉDICO DA ABIÓPTICA – ASSOCIAÇÃO DA INDÚSTRIA ÓPTICA).

Fonte: http://recreio.uol.com.br/noticias/para-os-pais/criancas-precisam-usar-oculos-de-sol-infancia-ferias-praia-piscina-verao-calor-raios-solares-olhos-visao-corpo-humano-saude-problemas-doenca.phtml#.WmJCZ6inHIW

 

Buscar