ICVA Novembro 2025

ICVA cresce 2,1% em novembro

O Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA) de novembro de 2025 apresentou crescimento nominal de 2,1%, mas no levantamento deflacionado houve queda de 1,7%. Entre os canais de venda, o Ecommerce registrou resultado positivo de 7,4% enquanto o varejo físico de 0,5%.

O índice deflacionado é aquele que tem os efeitos da inflação (ou deflação) removidos para mostrar a variação real nos preços ou valores ao longo do tempo. Na análise por macrossetor e considerando os resultados deflacionados, Serviços apresentou recuo de 2,8%, Bens não duráveis caiu 0,2% e Bens Duráveis e Semiduráveis retraiu 4,0%. “Observar o desempenho deflacionado permite conhecer de forma mais clara a situação dos mercados de varejo”, diz Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica, que completa: “portanto estamos em um momento que pede cautela nas decisões estratégicas”.

 

Fonte: Cielo

 

Sobre Abióptica

A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 200 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.

 

Leia também: Expo Óptica 2026 tem 100% dos espaços vendidos e deve superar R$ 1,2 bi em negócios

Buscar