Setor óptico mundial em expansão constante!
O mercado óptico global segue em expansão. No ano passado, as vendas em todo o mundo chegaram a US$200 bilhões. A curva de crescimento, segundo projeções dos analistas do setor, não dá mostras de estar perdendo impulso. Ao contrário, o desempenho comercial segue firme e a perspectiva é de, até 2030, as vendas mundiais alcançarem a marca de US$336 bilhões, com crescimento anual médio entre 8% e 8,6%.
A força de crescimento do mercado óptico está nos óculos de grau. Em escala global, esse segmento responde por cerca de 69% das vendas totais. A razão para isso está na necessidade da população mundial de fazer correção visual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) metade da população mundial, ou seja, 4 bilhões de pessoas, têm algum problema de visão que torna necessário o uso de óculos ou lentes corretivas.
Isso acontece a reboque dos avanços tecnológicos no campo da conectividade, ou seja, desenvolvimento de tablets, computadores, celulares e relógios inteligentes entre outros dispositivos. A interação com eles em nossa vida cotidiana exige que passemos muitas horas diárias expostos às emissões de luz azul.
Trata-se de um uma faixa do espectro de luz visível que pode afetar o ritmo circadiano, que é o nosso ciclo natural de 24 horas, quando são regulados nossos processos biológicos, como sono, temperatura corporal, produção hormonal e metabolismo. A luz azul provoca alteração no ritmo circadiano levando a perda de sono e afetando nossa saúde.
Apesar de metade da população mundial precisar fazer correção visual, em torno de 2 bilhões, segundo a OMS, utilizam óculos ou lentes de contato. Isso significa que, minimamente, mais 2 bilhões se habitantes precisam ser atendidos pela tecnologia oftalmológica existente e em desenvolvimento ao redor do planeta.
Esse volume de pessoas representa, também, uma demanda de mercado ainda não atendida. Isso sustenta as estratégias de expansão de vendas e de ampliação de marcas. Não raro é comum verificarmos movimentos de aquisição e fusão entre grandes marcas, como ocorrido em 2018 que resultou no surgimento do maior conglomerado óptico do mundo, com receita de cerca de €60 bilhões (dados de 2023) e presença global.
O outro movimento corporativo que se vê é o domínio vertical da cadeia de produção. Vária empresas já se posicionam de forma a atuarem do design de armações e lentes até às vendas no varejo. Outras foram às compras e ampliaram seus portfolios por meio de aquisições de marcas premium ou alianças estratégicas.
Assim, temos um setor dinâmico, em expansão e com oportunidades de crescimento. Para as empresas o trabalho é conquistar a preferência dos consumidores atuais e dos novos que poderão ser incorporados. Afinal, a demanda reprimida é bilionária.
Fonte: Abióptica
Sobre Abióptica
A Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica atua desde 1997 como representante do segmento óptico brasileiro. São mais de 200 empresas associadas que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país. Um dos principais objetivos da Abióptica é promover a união da indústria e varejo, fortalecendo a defesa dos interesses do consumidor e do setor.
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