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Setor ótico chega à marca de R$ 21 bilhões. Conheça franquias para investir na área

Previsão do setor é crescer 5% em 2018. Franquias representam cerca de 13% dos 26 mil pontos de venda no varejo

Depois de dois anos em queda, o setor ótico cresceu 7,4%, em 2017, chegando à marca de R$ 21 bilhões. A estimativa é da Abióptica, que engloba toda a cadeia produtiva do setor, como fabricantes e laboratórios. Para abrir uma franquia do setor, há opções a partir de R$ 15 mil. Conheça XXseteXX redes de óticas para investir.

Operando há cinco anos no modelo de franchising, a Mercadão dos Óculos abriu 60 novas unidades no ano passado (2017), e pretende inaugurar outras 70 neste ano. Com foco nas classes C e D, a rede cresceu com a migração de usuários.

“No setor de alimentação dizemos que quem tinha um ticket de R$ 80 caiu para R$ 50; o de R$ 50 caiu para R$ 30, e o de R$ 30 passou a trazer marmita de casa. No segmento ótico aconteceu a mesma coisa”, explica Gustavo de Freitas, diretor executivo da marca.

Das 192 unidades franqueadas da Mercadão, hoje, cerca de 90% são lojas de rua. O investimento inicial da franquia parte de R$ 95 mil.

A rede aproveita o fato de trabalhar com marcas prórias, entre produtos fabricados e importados pelo Mercadão. “Como o nosso produto é marca própria, a gente pode oferecer qualidade sem precisar pagar royalties [cobrados pelas grifes”]

As grifes foram as grandes responsáveis, nos anos 1990, pela migração do óculos como um produto funcional para tornar-se um artigo fashion, explica o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado.

Este processo de transformação e crescimento seguiu por todos os anos 1990 e 2000. E segue firme, principalmente em mercados emergentes, como o Brasil. “Em 2010, na Europa, um estudo indicou que a América Latina, impulsionada pelo Brasil, iria ultrapassar o mercado da Europa Ocidental ao final de dez anos”, lembra Bento. A tendência foi interrompida pela crise econômica e política brasileira. Mas deve voltar para este rumo nos próximos anos.

Para 2018, a entidade prevê um crescimento de 5% no setor. Dos cerca de 26 mil pontos de venda que existem no Brasil, o número de unidades vinculadas a franquias ainda é pequeno (cerca de 13%).

A norte-americana Nys Collection chegou no Brasil em com modelos de loja e quiosque pensados para shopping, com investimento inicial a partir de R$ 68 mil. No ano passado, a rede lançou a primeira franquia de óculos home-based do Brasil.

O franqueado não tem ponto comercial, e leva os produtos dentro de uma mala. O foco deste modelo é em óculos de sol, e o investimento inicial fica em R$ 15 mil.

1 – NYS Collection

Quiosque 

Investimento Inicial: de R$ 68,5 mil a R$118,5 mil

Taxa de franquia: R$ 30 mil

Capital de giro: R$ 30 mil

Royalties: 15% sobre a compra

Taxa de publicidade: 2% sobre a venda

Área mínima: 2 mts x 1,10 mt a 4 mts x 1,10 mts

Número de funcionários: 3

Faturamento Bruto Mensal: R$ 28 mil (modelo smart) a R$ 40 mil (modelo premium)

Lucro médio mensal: de 15% sobre o faturamento líquido

Prazo de Retorno: 18 meses a 24 meses

Home-Based 

Investimento inicial total: R$ 15 mil

Taxa de franquia: R$ 5 mil

Capital de giro: R$ 3 mil

Royalties: 15% do valor das compras

Taxa de publicidade: 2% do valor das vendas

Faturamento médio mensal estimado: R$ 4,5 mil

Retorno sobre investimento estimado: de 6 a 8 meses

Mais informações no site da empresa: http://bit.ly/2FvXJGz

2 – Mercadão dos Óculos 

Investimento Inicial: de R$ 95 mil e R$ 115 mil

Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 55 mil

Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil

Área média para Instalação: 25 m² a 60 m²

Tipo de negócio: Ótica

Ano de fundação: 2012

Ano de fundação do franchising: 2013

Número de funcionários: 4

Número de unidades próprias: 3

Número de unidades franqueadas: 190

Royalties: 5% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil

Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses

Mais informações no site da empresa: http://bit.ly/2HkcIUh

3 – Óticas Carol

Instalação: em torno de R$ 800 a R$1,2 mil o metro quadrado para lojas de rua. Já as de shopping, em torno de 50% a mais.

Projeção de abertura em 2018: 190 lojas

Taxa de franquia: até R$ 50 mil

Royalties: 4% do faturamento bruto

Capital de Giro: 4 a 6 meses do faturamento médio esperado

Faturamento Médio mensal: R$ 70 mil

Lucro Médio Mensal: 12% a 18%

Prazo de retorno: em torno de 24 a 36 meses

Mercadoria inicial: a partir de R$ 65 mil

Mais informações sobre a empresa: http://bit.ly/2HleFzR

4 – Mercadótica

Investimento inicial: R$ 150 mil a R$210 mil

Taxa de Franquia: R$ 40 mil

Instalações: R$ 60 mil a R$ 90 mil

Capital de Giro: R$ 50 mil a R$ 80 mil

Royalties : 5% (sete por cento) sobre faturamento bruto

Taxa de Publicidade (FPP): 2% (dois por cento) sobre faturamento bruto

Faturamento Médio Mensal: R$ 35 mil a R$ 80 mil

Retorno: 18 a 30 meses (em média)

Tempo de Contrato: 5 anos (60 meses)

 

Fonte: Gazeta do povo 

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