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3 Dicas práticas de marketing visual para aplicar na sua ótica

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Você conhece está expressão? Ela vale para um dos conceitos básicos do mundo dos negócios: o Marketing Visual. “Acredite em metade que você ouve e quase tudo que você vê”. Isso significa que a primeira impressão que guardamos sobre algo ou alguém é visual.

Nós que estamos no negócio da visão, temos a responsabilidade de ter uma apresentação visual profissional correta para nossos clientes. Porém, frequentemente nos esquecemos deste fato, e nos concentramos em outras atividades, como contratar uma boa equipe de vendas, investir em propaganda, etc. Estes itens também são imprescindíveis para se poder montar um bom negócio, mas é preciso levar em consideração que parte da venda é realizada com um bom “Marketing”.

O Marketing Visual, é uma das maneiras mais simples e baratas de transmitir uma boa mensagem sobre sua loja, comunicando-se com o foco principal do seu negócio: o consumidor . É por isso que trataremos neste conteúdo um pouco sobre marketing visual e como ele pode ser o diferencial da sua loja. Saber como ele funciona e colocá-lo em prática, vai lhe possibilitar que você ofereça a melhor experiência de consumo que seus clientes já tiveram, gerando mais vendas, e trazendo novas perspectivas sobre o sucesso da sua ótica.

Preparado para adotar o melhor merchandising para sua ótica?

O que é Marketing Visual

O marketing visual ou visual merchandising trabalha com um preceito básico e crítico do comércio: como o produto é apresentado ao consumidor. Quando esta apresentação é feita apropriadamente, a ótica poderá ter um desempenho superior ao da concorrência, e obter mais eficiência em vendas. No caso, todo sucesso é baseado em quatro fundamentos básicos:

1. Conhecer o consumidor: mire na diversidade de produtos para saciar suas necessidades e seus desejos. Para continuar competitivo em um mercado em constante mutação, todos os esforços devem ser direcionados aos clientes.
2. Crie parcerias com seus fornecedores: ofereça marcas de fácil apelo junto ao consumidor, utilizando materiais de ponto de vendas. Neste caso, produtos deve ser fácil de ser visto, estimulando o cliente a comprar o que foi apresentado.
3. Apresente com impacto e apelo aos olhos: o produto deve estar a mostra em um ambiente limpo, organizado e fácil de ser identificado. Isto ajuda a simplificar o processo de compra enquanto reforça o reconhecimento da grife.
4. Destaque o produto em suas vitrines: use materiais de ponto de venda como: banners, cartazes, expositores e suportes. Assim uma ponte entre o consumidor e o produto é estabelecida. Criar uma ligação entre o conceito transmitido pela marca ou grife e o produto, por meio de materiais entregues pelo seu fornecedor, traz emoção à venda e capta a atenção do consumidor, uma vez que esses materiais são desenvolvidos com esse objetivo. Então, utilize-os com esse propósito.

Como fazer a arrumação correta da sua Ótica

Não basta apenas colocar os produtos sobre uma bancada, vitrine ou prateleiras. Sua disposição faz a diferença na hora de captar atenção do cliente, com passos fáceis de serem seguidos.

No caso dos óculos, primeiro arrume-os por coleção, separando por grifes e marcas. Em segundo, organize-os por preços dos valores altos para os mais baixos. Isso irá facilitar na hora de direcionar clientes com “poder de compra”diferentes.

Não se esqueça de sempre mostrar o produto de maior valor e depois, o de menor valor. Estes passos, é o principio de uma apresentação de sucesso, podem e devem ser utilizados ao arrumar os produtos em todas as partes da loja – prateleiras, mostruário e displays.

Use o Marketing Visual em toda loja:

O Marketing Visual entra em ação com vitrines interessantes, que causam impacto. Por isso, analise os seguintes fatores:

1. A mensagem ou o layout da vitrine é agradável aos olhos?
2. Destaca o produto?
3. Ela desperta interesse pelos produtos?

Criar impacto é uma das melhores maneiras de chamar a atenção. Para isso, há diversas opções. Uma delas é a mudança periódica da vitrine. Confira alguns exemplos:

– se a loja está localizada em um shopping, aconselha-se à mudança da vitrine uma vezes por semana, porque o público que frequenta de segunda à quinta-feira é um perfil diferente, dos que vão de sexta à domingo;
– se a loja está localizada em centro ou calçadão, o período é também de uma semana no máximo.

Lembre-se: “Quando a mercadoria gira, o dinheiro também gira e quando a mercadoria para de girar, o dinheiro também para”. Por isso, que estas mudanças e giros de mercadorias na vitrine, prateleiras, e balcões são importantes. Eles permitem que você se integre com as mercadorias que estão na loja já algum tempo, e as que acabaram de chegar.

Conteúdo escrito por Helder de Abreu (Consultor Identidade & Marketing Visual)
Blog: www.mktvisualnaotica.blogspot.com
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Fanpage: @Empreconsul
Instagram: @empreconsul4555

Fonte: Opticanet

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